top of page
Buscar

PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

  • Foto do escritor: Cintia  Albuquerque
    Cintia Albuquerque
  • 12 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de abr.

Realizar um planejamento previdenciário é fundamental para garantir uma aposentadoria tranquila e sem surpresas, evitando problemas futuros e garantindo que seus direitos sejam plenamente respeitados. 



Ao realizar um planejamento previdenciário, o segurado consegue planejar o tempo de contribuição de forma estratégica. Isso pode resultar em uma aposentadoria mais vantajosa, pois permite o uso de períodos de tempo que podem ser contados para aumentar o valor do benefício ou a antecipação da aposentadoria.


Durante o planejamento, é possível identificar períodos em que o segurado não contribuiu ou contribuiu de forma inadequada, o que pode resultar em uma aposentadoria com um valor menor.


Neste sentido, contar com um advogado especializado é fundamental para obter orientações sobre a possibilidade de realizar contribuições retroativas ou complementar os períodos faltantes, evitando perdas significativas no valor do benefício.


O planejamento previdenciário permite que o segurado tenha uma visão clara de como sua aposentadoria será calculada e o quanto ele pode esperar de benefício. Isso evita surpresas no momento da aposentadoria, como um valor muito abaixo do esperado, ou até mesmo o impedimento de se aposentar por falta de tempo de contribuição.


Trabalhadores que desempenham atividades de risco, por exemplo, podem ter direito a aposentadoria especial e com um bom planejamento é possível verificar se esses períodos de trabalho podem ser aproveitados para garantir uma aposentadoria com um tempo de contribuição reduzido, aumentando a qualidade de vida na aposentadoria.


Além da aposentadoria comum, o planejamento também considera outros benefícios previdenciários importantes, como a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte, caso o segurado se depare com uma situação inesperada de incapacidade ou falecimento.


O planejamento pode ajudar a organizar a documentação e garantir que o segurado ou seus dependentes recebam os valores corretos.


Ao adotar um planejamento previdenciário, o segurado pode se antecipar em relação a questões burocráticas e evitar a necessidade de retificar contribuições ou recorrer a soluções paliativas mais caras no futuro.


Dessa forma, o planejamento não só maximiza os benefícios, mas também pode gerar uma economia significativa, tanto em termos de tempo quanto de recursos.


Com a Reforma da Previdência, as regras para aposentadoria e outros benefícios mudaram significativamente. O planejamento previdenciário permite que o segurado entenda como as novas regras impactam sua situação e busque alternativas para otimizar suas contribuições e garantir os melhores direitos, como a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.


Se você tem dúvidas sobre a sua aposentadoria, entre em contato com um advogado especialista.

 
 
 

Comments


bottom of page